Prefeitura de Manaus capacita profissionais do carnaval sobre Termo de Apoio Financeiro

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza, de 23 a 25 de novembro, das 18h às 21h, uma capacitação voltada aos produtores culturais das agremiações carnavalescas sobre o Edital de Chamamento Público n° 004/2021. A carga horária é de nove horas e acontecerá na sala multiuso do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), na avenida 7 de de Setembro, Centro.

 

O apoio financeiro para a execução do desfile das Escolas de Samba, anunciado pelo prefeito David Almeida, no último dia 11, destina um aporte de R$ 2.229.541,60 ao Desfile das Escolas de Samba de Manaus do Grupo Especial, “A” e “B”, no Carnaval 2022. As agremiações têm até o dia 11 de dezembro para concorrerem ao Edital de Chamamento Público.

 

 

Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, durante os três dias de capacitação, projeto que integra o Programa Municipal de Formação Artístico-Cultural (Promfac), serão abordados todos os itens do Termo de Apoio Financeiro, que vai da apresentação de um plano de trabalho detalhando os itens e profissionais necessários, até o relatório final de prestação de contas.

 

 

“Esse fomento, além de tornar possível o desfile das Escolas de Samba, vai aquecer a economia local e beneficiar, diretamente, costureiras, aderecistas, pintores, escultores, marceneiros, serralheiros, escultores, artesãos, desenhistas e um contingente de pessoas, muitas vezes sem formação específica ou especialização, mas que compõem a equipe e fazem o carnaval acontecer”, aponta Alonso.

 

 

Ele enfatiza, ainda, que uma das metas da Manauscult, prevista no Plano de Governo para a Cultura, é fortalecer a indústria criativa cultural da cidade, além de fomentar o empreendedorismo do setor de eventos, vetor de ocupação econômica e renda.

 

 

“A Manauscult dará todo o apoio e suporte necessários, para que as escolas de samba possam concluir as etapas do edital, para terem o recurso”, finalizou.

 

 

Plano de aula

 

 

Dia 23/11

Aula 1 – Apresentação do Edital

 

 

Será realizada uma leitura dinâmica em grupo destacando os principais pontos do Edital.

 

 

Dia 24/11

Aula 2 – Plano de Trabalho

 

 

Será realizada uma apresentação em power point projetada em telão, pontuando todos os itens necessários para a composição do plano de trabalho com a devida juntada de documentos, CNDs e declarações.

 

 

Dia 25/11

Aula 3 – Prestação de Contas

 

 

Destacando os cuidados necessários na execução do objeto, será realizada uma explanação sobre os principais aspectos para a elaboração do Relatório de Prestação de Contas.

 

 

Carga horária

 

 

As aulas 1, 2 e 3 terão duração de três horas cada, totalizando nove horas de curso.

 

 

Facilitador

 

 

O facilitador da capacitação será Ewerton Almeida, músico, empresário e produtor cultural. Graduado em Marketing e pós-graduado em Gestão Cultural, tem uma grande experiência na área. Tendo atuando no setor público e na iniciativa privada tem vivência na elaboração, captação, execução e prestação de contas de projetos culturais.

 

 

 

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult

Foto – Oliveira Jr / Manauscult