Conexão Manaus-Parintins

Parintins: a ilha da magia para o mundo ver

Às margens do Rio Amazonas, no mês de junho, tradicionalmente, uma ilha se pinta de azul e vermelho para celebrar uma das maiores manifestações folclóricas do país. Por três dias, Parintins, a segunda cidade mais populosa do Amazonas, se transforma no palco do Festival Folclórico de Parintins, com o duelo entre os bumbás Caprichoso e Garantido, em um show de cores, magia e de disputa acirrada entre os fieis torcedores.

Parintins possui, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma população estimada em 114 mil habitantes. Mas é no último fim de semana de junho que a magia acontece. Milhares de turistas e torcedores desembarcam na ilha tupinambarana para acompanhar as noites do festival, seja nas mais simples embarcações, nos luxuosos navios ou nos disputados e valorizados voos.

De acordo com a Empresa de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em 2018, por exemplo, 60 mil turistas estiveram em Parintins no período do festival folclórico. O quantitativo representa um aumento de quase 50% na população local. Ainda segundo o órgão oficial do Governo do Estado do Amazonas, principal provedor da festa, amazonenses, paraenses, paulistas e cariocas, lideram o ranking dos visitantes e, também de acordo com os dados, Manaus é a cidade que mais emite turistas para Parintins, com média de 48,30% entre os anos de 2010 e 2018, seguida apenas por Santarém (PA) e Itacoatiara.

Confira a ordem de apresentação dos bois este ano:

28/6 (sexta): Garantido abre – Caprichoso fecha

29/6 (sábado): Caprichoso abre – Garantido fecha

30/6 (domingo): Garantido abre – Caprichoso fecha

Confira aqui nesta página nosso material especial sobre Parintins!

Conheça as origens dos bois Caprichoso e Garantido

“Juntos e shallow now” em Parintins: 10 passeios para fazer na cidade

Festival Folclórico de Parintins: onde assistir?

Festival de Parintins: como chegar de última hora?

Embarque/desembarque no Porto de Manaus: dicas para ‘se perder’ no Centro

De camisas a copos, leve as cores de Caprichoso e Garantido para casa


Vídeos