semana do livro 2019 capa

22/04 (segunda-feira)

Les Artistes Café Teatro

Endereço: Av. Sete de Setembro, 377, Centro

14h – Apresentação teatral “Famigerado”, do livro “Primeiras Estórias”, de Guimarães Rosa, com os atores Jean Palladino (UEA) e Leonardo Novellino (Museu da Cidade) e direção de Jhon Weiner de Castro (UEA)

14h30 – Seminário “Dia Mundial do Livro – Guimarães Rosa”, com os professores Dr. Paulo Emílio Matos Martins (Universidade Federal Fluminense), em “A reinvenção do sertão”; Dr. Daniel Cavalcanti Atroch (Uninorte), em “O caráter não confiável do narrador de Grande Sertão: Veredas”; e José Seráfico (Ufam), em “Um facínora compadecido”

17h – Encerramento com o Coro de Câmara da UFAM, interpretando “Missa Festiva” (Kyrie, Glória e Sanctus), “Pela Luz dos Olhos Teus”, “Dia Branco” e “Suíte Amazônida”

17h30 – Lançamento, venda e assinatura do livro “A Reinvenção do Sertão”, do Prof. Dr. Paulo Emílio


UEA – Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA)

Endereço: Av. Leonardo Malcher, 1141, Centro (entre Getúlio Vargas e Tapajós)

19h – Seminário “Dia Mundial do Livro – Guimarães Rosa”, com os professores Dr. Paulo Emílio Matos Martins (Universidade Federal Fluminense), em “A reinvenção do sertão”; José Seráfico (Ufam), em “Uma leitura de Grande Sertão: Veredas”; e recepção de Ranniery Mazzilly (UEA)

21h – Encerramento e lançamento, venda e assinatura do livro “A Reinvenção do Sertão”, do Prof. Dr. Paulo Emílio


Ufam

Endereço: Cine Vídeo da UFAM – Auditório Rio Negro – IFCH – Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão – Coroado

14h – Exibição de “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, de Roberto Santos (1965), com comentários do Prof. Fernando Scheibe (Ufam/Flet);


23/04 (terça-feira)

Uninorte

Endereço: Uninorte (unidade 6)Av. Joaquim Nabuco, 1469 – Centro

8h às 11h – Exposição acerca da vida e obra de Guimarães Rosa (Sala temática)

16h – Cinema em Letras: A 3ª Margem do Rio (baseado no livro “Primeiras Estórias”, de Guimarães Rosa)

17h40 – Análise Fílmica, com Prof. Dr. Daniel Atroch e alunos do 3º e 5º períodos do curso de Letras

18h40 – Abertura, com Prof.ª Dr.ª Lúcia Inês Freire de Oliveira (coordenadora do Curso de Letras)

19h – Apresentação musical: Língua Portuguesa e Língua Inglesa

19h20 – Peça teatral “Guimarães: vida e obra”

19h50 – Mesa-redonda “Guimarães Rosa”, com os professores Dr. Daniel Cavalcanti Atroch (Uninorte), em “O caráter não confiável do narrador de Grande Sertão: Veredas”; Dr. Paulo Emílio Matos Martins (Universidade Federal Fluminense), em “A Reinvenção do Sertão”; José Seráfico (Ufam), em “Um facínora compadecido”; e mediação de Dra. Francisca de Lourdes Louro

21h20 – Encerramento, com lançamento, venda e assinatura do livro “A Reinvenção do Sertão”, do Prof. Dr. Paulo Emílio


24/04 (quarta-feira)

Ufam

Endereço: Auditório Rio Javari – Faculdade de Tecnologia – Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão – Coroado

10h às 10h30 – Abertura das atividades;

10h30 às 11h30 – Mesa inicial, com Prof. Dr. Paulo Emílio Matos Martins (Universidade Federal Fluminense), em “A Reinvenção do Sertão”; e Prof. José Seráfico, em “Uma leitura de Grande Sertão: Veredas”

11h30 às 12h – Lançamento, venda e assinatura do livro “A Reinvenção do Sertão”, do Prof. Dr. Paulo Emílio

14h às 15h – 2ª mesa, com Prof. Me. Zé Maria Pinto, em “De Augusto a Matraga, a redenção a porrete”; e Prof.ª Drª Renata Rolon, em “Guimarães Rosa e Mia Couto: o real e o imaginário na composição dos universos diegéticos”

15h30 às 17h – 3ª mesa, com Prof. Dr. Carlos Antônio Magalhães Guedelha, em “Ludismo e crítica no zoo: metáforas zoológicas em crônicas de Guimarães Rosa”; Prof.ª Me. Maria Sebastiana de Morais Guedes, em “Uma leitura do conto ‘Desenredo’”

17h30 às 18h – Apresentação do Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica da Ufam, interpretando “Missa Festiva” (Kyrie, Glória e Sanctus), “Pela Luz dos Olhos Teus”, “Dia Branco” e “Suíte Amazônida”

18h30 às 20h – 4ª mesa, com Prof. Dr. Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque, em “Temas clássicos e erotismo em ‘Corpo de Baile’”; e Prof. Dr. Fernando Scheibe, em “Livros do Tamanho do Mundo: Rosa e o Demônio da Ficção”


25/04 (quinta-feira)

UEA

Endereço: Miniauditório da Escola de Artes e Turismo (ESAT/UEA), 4º andar – Av. Leonardo Malcher, 1728 – Praça 14 de Janeiro

8h30 às 12h – Oficina: “Veredas do Livro: uma introdução ao trabalho de edição”, com Jamerson Eduardo Reis, editor na Editora UEA

14h às 16h – Atividade 2, com Prof. José Seráfico (Ufam), em “Tributo a Guimarães Rosa”; Prof. Dr. Marcos Frederico Krüger (UEA), em “O mito de Fausto nos Sertões de Rosa”; Prof. Dr. Allison Leão (UEA), em “Reencantar a palavra: travessia da linguagem em Grande Sertão: Veredas”; e mediação de Jamerson Eduardo Reis

16h20 – Leitura de Poesias “A Vida no Sertão e nas Veredas”, de José Seráfico, com atores convidados


26/04 (sexta-feira)

Ufam

Endereço: Cine Vídeo da Ufam – Auditório Rio Negro – IFCH Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão – Coroado

14h – Exibição de “Meus Dois Amores”, de Luiz Henrique Rios (2012), com comentários do Prof. Carlos Guedelha (Flet)


Museu da Cidade

Endereço: Escadarias do Museu da CidadeRua Gabriel Salgado, s/n, Centro

15h – Apresentação teatral “Sorôco, sua mãe, sua filha”, do livro “Primeiras Estórias”, de Guimarães Rosa, com o Grupo TEU (Curso de Teatro da UEA) e Quarteto de Trombones (Curso de Música UEA)

16h – Cortejo dos atores para o Les Artistes Café Teatro (Av. Sete de Setembro, 377, Centro) para uma roda de conversa mediada pelos professores Jhon Wainer de Castro (UEA), José Seráfico (Ufam), em “Vagão e Vagas da Insanidade”, e Jamerson Eduardo Reis (UEA)


Casarão de Ideias

Endereço: Rua Barroso, 279, Centro

19h – Abertura da exposição de desenhos “Guimarães: Rosa e Espinho”, pelo Ateliê e Escola House 137, com curadoria de Óscar Ramos (Museu da Cidade) e coordenação do Prof. João Fernandes (UEA). Na oportunidade, os artistas da House 137, professores e o público em geral, são convidados a falar de suas inspirações nas artes visuais e do universo de Guimarães Rosa